quarta-feira, 20 de maio de 2009

Vitrine, é merchandising?

Como no último post aqui colocado, vimos exemplos de como empresas colocam seus produtos/serviços atuando no ponto de venda. E a vitrine, o que ela seria? Pode ser considerada merchandising?

Bom de acordo com o site: vitrina e cia, essa é uma questão um tanto polêmica, haja visto que o nome que um vitrinista leva é "programador visual de merchandising". Nós estamos acostumados com o merchan feito nos filmes e nas novelas onde os autores estão consumindo algum produto, esta é uma variação do merchandising que trata-se do merchan editorial.

O merchan no ponto de venda começa muito antes, sem o produto ainda estar na loja. E as pessoas que trabalham nessa operação vai muito além do profissional de marketing e do vendedor, pois ele passa: pelo Designer de embalagens, arquiteto, publicitário (que cria displays, banners), programador que cuida dos uniformes dos vendedores, o gerente de venda ou de mkt que cuida do formato dos pacotes e é lógico do vitrinista. Enfim todos aqueles que estejam no seu departamento e que sejam responsáveis por deixar o ponto de venda mais atrativo.

Por isso tudo o que vemos é que sua abrangência é muito grande para ser colocada nas mãos de um só profissional, independente da competência que o mesmo carrega. Então podemos dizer sim que vitrine é merchandising, pois vitrine é tudo que envolve a exposição programada de um produto, independente do local onde esteja na loja, e que está ali para espertar o interesse do consumidor. Por que no caso de vitrinismo, não vende só uma peça, vende o conjunto completo desde o sapato até ao chapéu, passando pela maquiagem. Pois você vê um boneco na vitrine e gostou da blusa, só que se você comprar só a blusa sabe que faltará algo, pois o vitrine faz com que você incorpore um personagem e compre o figurino completo.
Abaixo algumas fotos de vitrinismo muito bem elaborado para vendas e para atrair o consumidor:









2 comentários:

  1. É faz sentido. Excelente postagem. O vitrinismo é muito mais do que expor o produto, trata-se de vender um conceito. Pena que nem todos saibam disso, porque existem lojas (principalmente no carnaval) que a vitrine (e a loja) está um lixo seja por conta das roupas, enfeites ou musica ambiente (rá!)

    ResponderExcluir
  2. O vitrinismo como qualquer outra ação de marketing precisa ser planejada e elaborada por pessoas que dedicam o seu tempo para um unico objetivo vender.
    Meus parabens pelo post,sucesso

    Fernando esposito

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br