Como vimos no tópico acima, o ponto de venda virou uma excelente estratégia de venda para que a empresa possa vender o seu produto ou serviço. E como hoje a compra por impulso é um fator que atinge mais de 70% da população brasileira, as empresas aproveitam para assim, poder vender o seu produto.
E o que seria essa compra por impulso?
É a compra não planejada. Aconteceu porque o cliente viu o produto e lembrou que precisava dele ou que poderia precisar. É a típica situação de quem está passando no caixa do supermercado para pagar as compras, vê as pilhas expostas e lembra que o controle remoto da TV está com a bateria fraca. Ou qualquer outro produto.
E o que tem haver essa compra por impulso com merchandising?
É que na maioria das vezes as compras por impulso se deve ao fato de o produto estar com uma abordagem diferente e se destaca dos outros produtos dessa mesma linha e faz com que o consumidor se interesse por aquele produto, mesmo ele não precisando naquele momento, mas o consumidor sabe que precisará algum dia.
E por consequência disso as empresas aproveitam e colocam seus produtos nas mais diferentes partes de um supermercado por exemplo. Ou colocam nas gôndulas, nas ilhas, com displays, e nas mais diferentes formas de merchan no ponto de venda.
Agora mostrarei algumas fotos de empresas que conseguiram esses diferenciais de seus concorrentes com um merchan criativo e diferenciado.
Muito bom. Está mais do que evidente que o seu diferencial não pode mais ser uma propaganda legal na tv ou um anuncio impresso divertido. É necessário ser criativo também no ponto de venda onde muitas decisões de compras são tomadas.
ResponderExcluirEu acho o máximo merchandising no PDV, pois além da sermos beneficiados pela criatividade dos profissionais, é possível uma interatividade com o consumidor!
ResponderExcluirMuito bom o post e os comentários, os anunciantes tem acordado e isso é bem legal, cada dia aparecem soluções diferentes para fisgarmos o consumidor.
ResponderExcluirNo caso do Merchan, quando bem feito, gera boa fixação de marca na mente do consumidor.