Para as pessoas que não conhecem o termo Merchandising, ele é uma técnica mercadológica aplicada ao ponto-de-venda de um produto ou serviço. Ou seja apresentar ao consumidor o produto ou seu serviço na hora certa (timing), no ponto adequado e com a promoção correta.
Alguns autores afirmam que a primeira experiência de merchandising na tv brasileira, foi na década de 60(1969), na TV Tupi, onde um personagem acordava de uma ressaca e tomava um antiácido efervescente Alka Seltzer da Bayer.
É mais utilizado quando surge a necessidade de comercializar um produto por si só, quando não existe a presença de um vendedor. O produto/Serviço por si só naquele momento já é uma força de venda.
Também podemos nos referir a Merchandising sendo uma ação ou um material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e uma melhor visibilidade de seu produto em relação ao de seus concorrentes no ponto de venda.E com o objetivo de influenciar nas decisões das compras dos consunidores. E está ligado ao conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos-de-venda.
Hoje, podemos encontrar em qualquer programa de televisão, principalmente nas novelas, aonde as atrizes e os autores no meio de uma cena deles, faz uma "propaganda" de um produto conversando com outro autor na cena de tal novela.
E podemos encontrar também tão evidente é no Reality Show Big Brother Brasil. Os merchandising que as empresas usam nesse programa são tão evidentes, que uma pessoa vendo esse programa nem pensa que as empresas estão te vendendo aquele produto, por que não passa como se fosse uma propaganda, então eles te vendem aquele produto sem você perceber, e no dia seguinte quando você vai no mercado ou numa loja você lembra que viu no programa e quer adquirir aquele produto.
Nesse vídeo abaixo podemos ter um exemplo real de merchandising, no BBB9 da Rede Globo de Televisão. Aonde participantes do programa tem que escolher algum elemento composto na mesa e tem um recado. Todos sabemos que a Doriana não está ali por acaso, ela está ali pra vender o seu produto, só que não tem ninguém pra vender. As pessoas vendo ali o pote de doriana, não imagina que no momento ela só está ali para divertir os participantes, mas por trás a doriana quer que você compre doriana assim que acabar o programa.
Então veja o vídeo e comprove:
Então semana que vem mostrarei o merchan do cross fox
abraço MerchanRoch
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário