sábado, 20 de junho de 2009

Merchandising na Liga Mundial de Vôlei

Hoje dia 20 de Junho de 2009, fui assistir ao jogo de vôlei do Brasil. E chegando lá, já fui abordado pelos funcionários que gentilmente me entregaram uma camiseta amarela com o símbolo do banco do Brasil, e dois bastões que enchidos e batidos um no outro faziam um barulho. E durante a partida percebi que as pessoas que ganharam esse quite, eram só as pessoas que certamente estariam na frente das câmeras, ou seja as pessoas que ficaram de costas para a câmera não estavam usando esse quite. Então retomando um post que já foi dito sobre merchandising no esporte, quer merchandinsing melhor que esse do banco do Brasil, que todos os torcedores chegam cedo para ganhar a camiseta e usar e mostrar para as pessoas de casa, olha eu sou Banco do Brasil, a patrocinadora oficial da Seleção de Vôlei. Então por mais que pudesse falar o nome do patrocinador nos jogos certamente esse da seleção de vôlei não seria nem necessário, pois a multidão que usava, inclusive eu, dava uma massa muito grande. Sem contar nas diferentes maneiras de divulgar a marca, por exemplo mais uma do banco do Brasil, foi uma mini bola de vôlei com o símbolo do banco, que eram jogados para os torcedores que assistiam aos jogos. Ah e sem contar que no término do jogo, os jogadores da seleção recebem um boné amarelo com a logo do banco do Brasil, e eles tem que ser entrevistados com aquele boné. Ou seja todo mundo vê que eles são do Banco do Brasil. Que com certeza a pessoa que está em casa e não sabe em que banco vai aplicar seu dinheiro e vê o Banco do Brasil patrocinando o jogo do Brasil, irá sentir uma segurança por aplicar naquele banco, pois ele pode pensar: se ele está ali não é por acaso, deve ser por que é bom, então quer melhor forma de passar uma melhor credibilidade do que esta?

E as outras formas dos outros patrocinadores de divulgarem a sua marca: como a herbalife, que durante a partida levantava uma enorme bandeira sobre a torcida com o logo da marca, divulgando que ela está com a seleção, que ela está dizendo sem que as pessoas percebam: olha eu sou uma ótima marca, to até aqui patrocinando o melhor vôlei. E sem dizer nas barras de cereais que eram jogados para os torcedores durante o jogo com a logo da marca herbalife. E o outro patrocinador atuante foi o hotel mércure que durante um dos intervalos colocou os animadores vestidos com os uniformes do hotel, e eles também interagiam com o público presente. Quer melhor merchan do que esse. As marcas atuante naquele momento que você nem percebe, pois está ali por outro motivo, mas de tanto olhar parece que fica.

Estavam presentes outros patrocinadores, mas esses três eram os únicos que estavam no ginásio, atuantes, fazendo outras formas de divugação além das placas penduradas ao redor da quadra.



A quadra de vôlei que foi o palco dos jogos, e os vários patrocinadores dos ao redor da quadra



A entrevista do jogador Murilo, com o boné do Banco do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br