O merchandising editorial se diferencia da propaganda ou da publicidade, por ser veiculado na parte editorial. Os espaços editoriais, ou seja, dentro do conteúdo do programa e não na parte publicitária, são bem mais nobres e caros, justamente por oferecer à mensagem maior credibilidade e menor resistência por parte do receptor.
Pouca gente conhece pelo nome, mas o merchandising editorial é muito conhecido hoje em dia pelas ações nas novelas da Globo, as famosas inserções de produtos ou serviços em programas de TV também é chamado em outros países por “Tie-in”. Como vimos nos posts anteriores sobre esse assunto, mas não dando ênfase com esse nome. Esta ação está evoluindo cada vez mais. Em muitas situações podemos observar quadros inteiros com o roteiro todo desenvolvido com foco no consumo do produto ou serviço anunciado.
Obs: Empresas como NATURA e AVON possuem contratos milionários, e renovados anualmente com a Globo para ações nas novelas do horário nobre. A Natura detém o direito de divulgação de seus produtos nas novelas das 20h, já a AVON nas novelas das 19h, independente do roteiro a ser exibido.
Utilizado há bastante tempo no Brasil, o merchan editorial marcou o programa humorístico Família Trapo, que já fazia esse tipo de divulgação, transmitido ao vivo pela TV Record (1967/1971) já utilizava este tipo de divulgação. Transmitido nas noites de domingo, o programa foi líder de audiência durante três anos consecutivos e, portanto, um atrativo a mais para despertar o interesse do mercado anunciante. A São Paulo Alpargatas, fabricante das sandálias Havaianas, foi uma das empresas que apostava no programa, e fez merchandising em alguns episódios.
A bastante tempo as novelas brasileiras servem como "expositores" para marcas nacionalmente conhecidas e que têm capital suficiente para investir em ações conhecidas como "merchandising editorial".Devido à grande identificação e muitas vezes à própria projeção dos indivíduos para com os personagens das novelas, as marcas encontraram um ótimo espaço para anunciarem seus produtos.Ao mesmo tempo, pessoalmente eu acredito que estas ações perderam um pouco do seu encanto. Isto porque quando começaram a ser realizadas, as ações de merchandising eram "encaixadas" no roteiro e fluxo normal da história ou novela. Atualmente, é muito perceptível que algumas cenas são criadas exclusivamente para anunciar o produto. Não contam nenhuma etapa importante da história, apenas expõem determinada marca.
E terminando veremos que não é só nos programas de TV que o merchandising editorial faz sucesso, recentemente os organizadores da campanha de um dos candidatos à presidência dos Estados Unidos compraram espaços no jogo “Burnout: Paradise” da Electronic Arts. Para quem joga online na Xbox Live é possível ver vários anúncios in-game de Barack Obama.

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