Olá pessoal. Hoje continuaremos nosso papo sobre merchandising e falaremos um pouco sobre merchandising esportivo.
Começamos o nosso papo com o seguinte comentário: "Falar o nome de patrocinador na TV é merchandising" frase foi dita por um executivo na globo. Foi dito numa entrevista, onde foi questionado por que nas transmissões dos jogos é proibido falar o nome dos patrocinadores, e em resposta disso, Marcelo Campos Pinto, diretor-geral da Globo Esportes, respondeu: “Essa é uma política comercial estabelecida pela Rede Globo há muitos e muitos anos: não mencionar o nome de patrocinadores de competições, nem de clubes. Porque, na realidade, isso tem valor comercial. Hoje temos uma série de receitas publicitárias que são feitas através de merchandising no programas, como nas novelas. Dizer, gratuitamente, um nome de um patrocinador de um clube seria o equivalente a um merchandising. E isso não seria justo com os demais clientes da Globo, que pagam por essas ações. Enquanto essa política comercial for assim, eu não vejo como falar um nome de um time ou competição”.
E como podemos observar na nossa TV nos dias de jogos que os locutores não falam os nomes dos patrocinadores, mas que as marcas estão espalhadas seja pelas quadras de vôlei, basquete, seja pelo imenso campo de futebol, elas estão. E nos intervalos ou até mesmo no meio do jogo que sempre tem uma interação do patrocinador com o telespectador, para chamar cada vez mais atenção.
E sabendo dos resultados positivos que podem ser alcançados, as redes de Televisões não medem esforços de investimento para a transmissão de esportes. Mariante (1994b) revela, em uma matéria sobre a 1ª Conferência Internacional de Merchandising Esportivo, que as TVs norte-americanas pagaram US$4,5 bilhões por quatro anos de transmissão das temporadas de futebol americano. Segundo ele, o envolvimento das TVs no esporte já chega ao ponto de as próprias emissoras terem participação nos lucros, tornando-se parte integrante do negócio.
Ou seja o retorno que se tem é muito grande e nenhuma emissora quer perder essa chance de ganhar um pouquinho mais transmitindo alguns jogos.
Começamos o nosso papo com o seguinte comentário: "Falar o nome de patrocinador na TV é merchandising" frase foi dita por um executivo na globo. Foi dito numa entrevista, onde foi questionado por que nas transmissões dos jogos é proibido falar o nome dos patrocinadores, e em resposta disso, Marcelo Campos Pinto, diretor-geral da Globo Esportes, respondeu: “Essa é uma política comercial estabelecida pela Rede Globo há muitos e muitos anos: não mencionar o nome de patrocinadores de competições, nem de clubes. Porque, na realidade, isso tem valor comercial. Hoje temos uma série de receitas publicitárias que são feitas através de merchandising no programas, como nas novelas. Dizer, gratuitamente, um nome de um patrocinador de um clube seria o equivalente a um merchandising. E isso não seria justo com os demais clientes da Globo, que pagam por essas ações. Enquanto essa política comercial for assim, eu não vejo como falar um nome de um time ou competição”.
E como podemos observar na nossa TV nos dias de jogos que os locutores não falam os nomes dos patrocinadores, mas que as marcas estão espalhadas seja pelas quadras de vôlei, basquete, seja pelo imenso campo de futebol, elas estão. E nos intervalos ou até mesmo no meio do jogo que sempre tem uma interação do patrocinador com o telespectador, para chamar cada vez mais atenção.
E sabendo dos resultados positivos que podem ser alcançados, as redes de Televisões não medem esforços de investimento para a transmissão de esportes. Mariante (1994b) revela, em uma matéria sobre a 1ª Conferência Internacional de Merchandising Esportivo, que as TVs norte-americanas pagaram US$4,5 bilhões por quatro anos de transmissão das temporadas de futebol americano. Segundo ele, o envolvimento das TVs no esporte já chega ao ponto de as próprias emissoras terem participação nos lucros, tornando-se parte integrante do negócio.
Ou seja o retorno que se tem é muito grande e nenhuma emissora quer perder essa chance de ganhar um pouquinho mais transmitindo alguns jogos.
Alguns exemplos de Merchan esportivo:


Ao redor do campo vemos muitos patrocinadores, aqui o Banco Itaú
Merchanroch se despede, até a próxima
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